Tratamentos - Tratamento de Estrias
Tratamento de Estrias

As estrias são lesões decorrentes da ruptura das fibras de colágeneo e elastina da pele. Eliminar estrias é mais dificil do que prevenir. As estrias aparecem em qualquer região do corpo, principalmente nas áreas de maior tracção da pele como coxas, seios, no abdômen durante a gravidez e no tronco dos homens. Estas áreas estão relacionadas ao crescimento no caso dos adolescentes; gravidez e hipertrofia muscular e aumento do tamanho dos músculos no caso de praticantes de halterofilismo.


O estriamento excessivo da pele destas regiões leva à ruptura das fibras da pele causando um processo cicatricial que inicialmente tem aparência avermelhada. As estrias são vermelhas quando há ainda presença de circulação local ou seja, quando as estrias são recentes. Posteriormente as estrias adquirem uma aparência esbranquiçada porque já não há circulação local e existe um processo de fibrose local.


Os factores como os efeitos de engordar e emagrecer depressa, o crescimento rápido e desequilíbrio hormonal favorecem o aparecimento destas marcas e estrias. Uma vez que as estrias aparecem, elas estrias não desaparecem por se tratarem de cicatrizes. No entanto existem várias técnicas e tratamentos que podem suavizar a aparência das estrias.


Estes tratamentos para estrias visam estimular a circulação da região afectada e com isso estimular a formação de novas fibras de colágeno, levando a um efeito de preenchimento diminuindo assim a profundidade e a largura das estrias. Eliminar estrias por completo não é possível mas os tratamentos são eficazes.


Os resultados destes tratamentos para eliminar estrias são satisfatórios mesmo quando as estrias já estão brancas. Contudo, cada tratamento requer um cuidado e uma técnica de aplicação diferente, mas todos necessitam de cuidados extras em casa como o uso de produtos hidratantes e esfoliantes corporais.