Dicas de Beleza
Cuidando do Coração

Saber comer bem é essencial. Principalmente, para quem tem altos níveis de colesterol ou já recebeu um puxão de orelha do cardiologista. Até porque a alimentação balanceada é a grande aliada para quem quer se prevenir de doenças, incluindo as cardíacas. Por isso nutricionistas especializados em doenças cardiovasculares indicam a injestão de verduras, legumes, óleos vegetais, sementes, fibras, ômega 3 e ômega 6 são ingredientes aliados do seu coração.


São os vegetais e os óleos vegetais que contêm fitoesteróis, componentes naturais que, quando ingeridos na alimentação, evitam com que o organismo absorva o LDL, considerado o colesterol ruim. Mas, para garantir bons resultados, é preciso ingerir de um a três gramas por dia. E os vegetais não dão conta dessa necessidade.


Os fitoesteróis que se encontra em alguns alimentos como bebida láctea, iogurtes sabores ameixa, pêssego e morango, e cremes vegetais Em um copo da bebida láctea, num pote de iogurte ou em uma colher de creme vegetal, você encontra 0,8 grama de fitoesteróis. Consumindo diariamente, por exemplo, dois potes do iogurte, você garante a ingestão da quantidade certa de fitoesteróis.


Outra dica é incluir alguns óleos e sementes na preparação dos alimentos. Ao fogo, opte pelo óleo de canola e, nas saladas, dê preferência ao azeite de oliva. Sempre que fizer um lanche, inclua porções pequenas de abacate, nozes ou castanhas. Todos esses alimentos possuem ômega 9, que faz baixar os níveis de LDL. Mas atenção: eles são ricos em calorias, portanto, a quantidade deve ser limitada.


Misturar frutas com aveia, além de dar um gosto especial, também ajuda. As fibras presentes na aveia também ajudam a reduzir a absorção do colesterol “ruim” no organismo. A dica especial é colocar porções de aveia na massa de bolos e panquecas.


Inclua também no seu cardápio os cremes vegetais que contenham ômega 3 e 6. Ambas as substâncias ajudam o coração. Mas, para quem já tem colesterol alto, o ideal é ingerir até quatro gramas por dia. A pessoa tem de incluir em suas refeições alimentos que contenham esses nutrientes como peixes (salmão, atum, arenque, cavalinha) e óleos vegetais de girassol, milho e soja.

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